10/05/2010

História do rugby na Moita 4

Quais as prespectivas para o futuro tendo em conta o momento actual do Rugby na Moita?

Penso que neste momento se está a passar por uma nova fase de transição. Depois da subida à 1ª divisão e porque se tinha atingido o grande objectivo que sempre norteou as pessoas envolvidas, notei que, o polo motivador, a meta principal tinha deixado de existir e que inconscientemente se instalou uma certa desmotivação, que teve os seus reflexos nos resultados, tanto ao nível da participação das pessoas como em termos de competição.
Era necessário algo que voltasse a motivar todos os atletas e dirigentes no sentido de, sem se temer o desaparecimento, não deixar cair o Rugby no marasmo desportivo que algumas modalidades se encontram em alguns núcleos desportivos.
Por isso mesmo aparece o projecto de um campo relvado para a prática do Rugby, totalmente novo, nas imediações do existente Parque de Jogos da Moita. Era um projecto arrojado que envolvía vários milhares de contos, o qual foi liderado pela Câmara Municipal de Anadia e Junta de Freguesía da Moita, através dos seus presidentes e de algumas pessoas ligadas ao rugby, que estabeleceram vários contactos no sentido de conseguirem os subsídios necessários para a concretização desse projecto.
E o que na altura era um sonho, uma ambição, é hoje uma realidade concreta.
O simples pinhal que ladeava o parque de jogos deu lugar a um tapete verde, magnífico pelas suas dimensões, bonito pelo contraste que cria na paisagem e importante pelas grandes possibilidades que vem trazer.
Penso que agora estão criadas as condições para se fazer um trabalho de fundo tendo em vista o meu futuro como modalidade na Moita.
E essa preocupação foi sentida pela gente do "rugby" na medida em que,já se tomaram algumas decisões importantes nesse sentido.
Reactivaram-se já as escolas de miúdos que serão o garante dessa continuidade, as quais aglomeram já bastantes praticantes mercê dessas condições agora criadas que permitem também organizar convívios juvenis nesse recinto.
Há já uma equipa de juvenis em competição a nível nacional, coisa que não acontecia na Moita e que é o garante da continuidade do rejuvenescimento da equipa sénior num periodo de tempo razoável.
Existem também muitas meninas a praticar-me cá na Moita e deixe-me dizer-lhe que fazem jogos muito bons. São quase sempre das melhores equipas no convívios e encontros nacionais que se realizam por todo o nosso país.
A motivação para a minha prática é agora certamente diferente, mercê dessas condições que foram criadas.
Prevejo para mim um futuro bastante promissor dado que o projecto das infraestruturas desportivas não acabou com o recinto relvado. Já se construíram também os balneárioss junto ao campo e instalados postes de iluminação para treinos, o que criará outro tipo de condições possibilitando até a realização de alguns jogos internacionais oficiais, inter-selecções da F.I.R.A., e um número infinito de jogos particulares com equipas dos vários cantos do pais e do mundo..
Tudo isto irá ter concerteza o seu impacto social, não deixando que a população fique indiferente a este fenómeno e irá certamente cativar, não só novos praticantes, como e essencialmente, um maior leque de simpatizantes.

Em termos organizativos, a malta deu também um pontapé no passado recente e deixou o espartilho Moitense criando o seu próprio clube,(Moita-Rugby Clube da Bairrada,) à imagem do que aconteceu há 35 anos, só que agora em condições bem diferentes. Tem campo próprio para a prática da modalidade, tem um conhecimento bem mais profundo dos meios do rugby, perspectivas futuras bem mais auspiciosas e tem também uma sede própria onde funciona o cantinho do rugby e onde eu me sinto fazer parte da vida daqueles rapazes e raparigas muito para além da prática desportiva.

E já se fez uma coisa que me deixou a mim muito contente. A constituição de uma equipa dos antigos atletas (Veteranos) que apesar de estar ainda na sua fase inicial, já conseguiu arranjar um grupo para fazer uns jogos de convívio em França. Viagem que nos fez a todos recordar os velhos tempos e os convívios que fizeramos todos há alguns anos atrás, em viagens deste género. E serviu também para olhar para trás, para o percurso que todos tiveram nas suas vidas, reconhecendo que os homens que são hoje, também o devem a mim.
Houve um mesmo que disse “devo muito mais ao rugby de que o rugby me deve a mim”.
E esta pessoa já deu muito, acreditem.

O RUGBY É ISTO MESMO.

Sem comentários: