"Quem nunca teve uma micose no escroto? Muita gente, sobretudo mulheres, a meu ver. "
03/02/2010
Bigode = Orgulho Nacional
Bigode = Orgulho Nacional
Bigode é o conjunto de pêlos faciais humanos, localizados entre o nariz e o lábio superior e é comum ser preservado por alguns homens junto ou não de uma barba.
Também ocorre em mulheres que, em sua maioria, optam por raspá-lo. (Em Seia é já um habito as mulheres terem mais bigode que os próprios homens)
Historicamente, pode dizer-se que o bigode é um traço facial que tende a identificar diferentes culturas. Na sociedade ocidental o bigode caiu em desuso nas últimas décadas, sendo substituído por uma crescente exigência de limpeza visual.
Não é despropositado dizer que a sociedade global associa o bigode a alguns fenómenos sociais que não dependem da geografia. Motoqueiros , toureiros e (Estudantes femininas da ESTH) são, por vezes, associados ao uso do bigode. Teve grande importância na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX. A utilização demonstrava ostentação socioeconómica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens de grande importância no período acima citado.
A meu ver o bigode é um pedacinho da grande cultura Portuguesa que nunca poderá ser esquecido! A abundância dos pelinhos por baixo do nariz é uma panóplia tão rica de história que rapá-la seria espetar uma facada a bandeira nacional.
Em Seia existe já um movimento de luta contra a extinção do bigode português denominada SOS Bigode Tuga. Esse conjunto de HEROIS não se importa de se descurar o seu visual público em prol da herança cultural que lhes foi passada e que tanto se esforçam em passar às gerações futuras!
Vivó Bigode , Viva Portugal!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
De bigodes só mantenho os de baixo.
vamos la fazer o jantar do bigode no 2º semestre :D
Enviar um comentário